Nesta semana comemoraremos o Dia Internacional da Mulher, nós não poderíamos deixar de mencionar esta tão importante data. Como se trata de um evento histórico, buscamos informações no site da ONU para melhor explicar sobre este dia.
O texto original está no seguinte link: http://www.un.org/en/events/womensday/history.shtml .
História do dia
Introdução
O Dia Internacional da Mulher é celebrado em muitos países ao redor do mundo. É um dia em que as mulheres são reconhecidas por suas conquistas sem considerar divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, econômicas ou políticas. O Dia Internacional da Mulher emergiu das atividades dos movimentos trabalhistas na virada do século XX na América do Norte e em toda a Europa.
Desde os primeiros anos, o Dia Internacional da Mulher assumiu uma nova dimensão global para as mulheres em países desenvolvidos e em desenvolvimento. O crescente movimento internacional de mulheres, que foi reforçado por quatro conferências mundiais de mulheres das Nações Unidas, ajudou a tornar a comemoração um ponto de encontro para construir apoio aos direitos das mulheres e participação nas áreas políticas e econômicas.
Cronologia
1909 O primeiro dia nacional da mulher foi celebrado nos Estados Unidos em 28 de fevereiro. O Partido Socialista da América designou este dia em homenagem à greve dos trabalhadores de vestuário de 1908 em Nova York, onde as mulheres protestaram contra as condições de trabalho.

1910 A Internacional Socialista, reunida em Copenhague, estabeleceu um Dia da Mulher, de caráter internacional, para honrar o movimento pelos direitos das mulheres e para construir apoio para alcançar o sufrágio universal para as mulheres. A proposta foi saudada com a aprovação unânime da conferência de mais de 100 mulheres de 17 países, que incluiu as três primeiras mulheres eleitas para o Parlamento finlandês. Nenhuma data fixa foi selecionada para a observância.

1911 Como resultado da iniciativa de Copenhague, o Dia Internacional da Mulher foi marcado pela primeira vez (19 de março) na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça, onde mais de um milhão de mulheres e homens participaram de comícios. Além do direito de voto e de ocupar cargos públicos, exigiram o direito das mulheres ao trabalho, à formação profissional e ao fim da discriminação no trabalho.
1913-1914 O Dia Internacional da Mulher também se tornou um mecanismo para protestar contra a Primeira Guerra Mundial. Como parte do movimento da paz, as mulheres russas observaram seu primeiro Dia Internacional da Mulher no último domingo de fevereiro. Em toda a Europa, em 8 de março ou no ano seguinte, as mulheres realizaram manifestações para protestar contra a guerra ou para expressar solidariedade com outros ativistas.
1917 Contra o pano de fundo da guerra, as mulheres na Rússia novamente escolheram protestar e atacar “Pão e Paz” no último domingo de fevereiro (que caiu em 8 de março no calendário gregoriano). Quatro dias depois, o Czar abdicou e o governo provisório concedeu às mulheres o direito de voto.

1975 Durante o Ano Internacional da Mulher, as Nações Unidas começaram a comemorar o Dia Internacional da Mulher em 8 de março.
1995 A Declaração e Plataforma de Ação de Pequim, um roteiro histórico assinado por 189 governos, enfocou 12 áreas críticas de preocupação e vislumbrou um mundo onde cada mulher e menina podem exercer suas escolhas, como participar de políticas, obter educação, ter uma renda e vivendo em sociedades livres de violência e discriminação.

2014 A 58ª sessão da Comissão sobre o Status da Mulher (CSW58) – a reunião anual dos Estados para abordar questões críticas relacionadas à igualdade de gênero e aos direitos das mulheres – focada em “Desafios e conquistas na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio para as mulheres e meninas “. As entidades das Nações Unidas e as ONG credenciadas de todo o mundo fizeram um balanço dos progressos e dos desafios que ainda subsistem para o cumprimento dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Os ODMs desempenharam um papel importante na galvanização da atenção e dos recursos para a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.
A ONU e a Igualdade de Gênero
A Carta das Nações Unidas, assinada em 1945, foi o primeiro acordo internacional a afirmar o princípio da igualdade entre mulheres e homens. Desde então, a ONU ajudou a criar um legado histórico de estratégias, padrões, programas e metas internacionalmente acordados para promover o status das mulheres em todo o mundo.
Ao longo dos anos, a ONU e suas agências técnicas promoveram a participação das mulheres como parceiros iguais com os homens para alcançar o desenvolvimento sustentável, a paz, a segurança e o pleno respeito pelos direitos humanos. O empoderamento das mulheres continua a ser uma característica central dos esforços das Nações Unidas para enfrentar os desafios sociais, econômicos e políticos em todo o mundo.
Não poderia deixar passar em branco sem fazer uma homenagem para todas as mulheres.
Mulher, um poema
Mulher, sem ti não seríamos
Fruto teu, somos um favor imerecido
Mulher, encontrei em ti abrigo
Um bem presente, transcendente
Mulher, teu encanto
É o amor do ser que se doa em todos momentos
Somos frutos do teu ventre
Arremessado em dores
Para a vida
Mulher, somos iguais
Muitas vezes não enxergamos
Olhamos de cima para baixo
Nos cegando
Mulher, um dia homenagem
Em teu favor
Não basta
Mas sim
Um olhar de amor
De agradecimento
Um olhar frente a frente
Abrindo nossos olhos para te ver completa
Vendo como Ele vê.
A ti nossas
Orações eternas