Quando vemos uma bela joia pronta na vitrine de uma joalheria ou até mesmo nas mãos de homens e mulheres não temos ideia de todo o processo envolvido para que ela seja produzida.
As joias Pedrazzini são de fabricação própria. Muitas pessoas não sabem, mas produzimos nossas coleções, realizamos consertos, restauramos joias antigas e produzimos peças especiais elaboradas conforme as ideias e diretrizes de nossos clientes.
No texto de hoje vamos explicar de forma resumida, mas com alguns detalhes, como funciona cada processo que utilizamos para que nossas coleções exclusivas cheguem exuberantes para nossos clientes. Em nossa fábrica utilizamos dois desses processos. São eles:
Artesanal – se trata da habilidade do ourives em produzir uma joia manualmente a partir de simples desenhos em papel sulfite ou de uma ideia sugerida por nossos clientes ou designers.
Industrial – o trabalho de fundição por cera perdida é a técnica mais utilizada pois permite uma produção de peças iguais em um tempo relativamente curto. Vamos detalhar o processo para que você possa entender melhor.
- Desenhista – temos um colaborador especializado em produzir todos os nossos desenhos. São feitos vários rascunhos até encontrarmos as medidas e proporções corretas para darmos continuidade ao processo de produção. São eles: desenho básico (papel), desenho técnico com todas as medidas e proporções, desenho 2D com divisão de cores e por fim o desenho 3D onde temos uma ilustração idêntica ao que a joia se transformará ao final do processo.
- Impressão – depois de aprovado o desenho técnico e o desenho final, é feita uma impressão da joia em tamanho real com uma impressora formato 3D com material de resina formando nossa peça piloto.
- Molde de borracha – com a nossa peça piloto pronta, colocamos em uma fôrma com base de borracha e recoberta com outra placa de borracha. Feito a placa de borracha, colocamos em uma vulcanizadora para que a borracha pegue a forma exata da joia piloto. Depois que retirada da vulcanizadora, são feitos cortes laterais e ao abrirmos a borracha temos um molde negativo da nossa joia.
- Cera líquida – com o nosso molde negativo da joia pronto, injetamos cera líquida em seu interior e esperamos secar. Com esse processo, podemos produzir inúmeras peças de uma mesma joia.
- Árvore – com todas as reproduções da nossa peça piloto feitas em cera, vamos agrupando todas elas em uma haste central feita em cera. O resultado final é idêntico a uma árvore.
- Gesso – com nossa árvore pronta, protegemos todas as peças com um cilindro. Feito esse isolamento, uma composição pastosa de gesso é derramada para que depois de seco possamos aquece-la. Ao aquecermos nossa arvore de cera e gesso, toda a composição feita em cera se derrete ficando somente o gesso. Mais uma vez, temos um molde negativo da nossa joia piloto mas agora com um número maior de ítens.
- Ouro – com o negativo das nossas joias pronto, preparamos nosso ouro 18k (saiba mais sobre a composição do ouro aqui), aquecemos até atingir pouco mais de 1000ºC de temperatura e derramamos dentro no nosso gesso. Após o endurecimento do ouro, todo o cilindro que guardava o gesso e o ouro é lavado com um jato de água forte eliminando todo o gesso e ficando somente as peças em ouro.
Logo após finalizarmos todos os processos acima, partimos para o acabamento das joias. São várias opções e formas de finalizarmos uma linda joia mas isso é um tema para nossa próxima conversa!
Aah, todas coleções exclusivas Pedrazzini você encontra em nosso site.
E você, conhece o processo de produção de uma joia? Nos conte o que achou! 😀
Nos vemos na próxima!