Ouro Português

Um dos nossos primeiros textos aqui no Blog foi explicando sobre o teor do ouro, quilatagem e como é feita a definição de nomes e siglas (você pode ler o conteúdo completo aqui) com a quantidade de ouro correspondente a cada uma delas.

Claro que um resuminho rápido ajudaria, então, vamos lá!

Ouro 1000 – Ouro puro, sem ligas. Utilizamos a sigla 24k.

Ouro 750 – Ouro puro acrescido de ligas. A divisão é 75% de ouro puro e 25% de liga. Utilizamos a sigla 18k. Essa é a composição mais conhecida mundialmente e a mais utilizada para produção de joias.

Ouro 585 – Ouro puro acrescido de ligas. A divisão é 58,5% de ouro puro e 41,7% de liga. Utilizamos a sigla 14k. Muito comum para joias produzidas em países fora do Brasil.

Ouro 500 – Ouro puro acrescido de ligas. A divisão é 50% de ouro puro e 50% de ligas. Utilizamos a sigla 12k. Muito comum em alianças e produtos de prata para dar acabamento e em joias produzidas e vendidas fora do Brasil.

Lembrando que, quanto maior a quantidade de liga utilizada na fundição do ouro, mais barato o produto ficará. Isso também acontece ao inverso, quanto maior a quantidade de ouro, maior o valor da joia.

Hoje conheceremos o Ouro Português.

Se o ouro é o mesmo em todo lugar do mundo, o que seria o Ouro Português?

Portugal - Blog PedrazziniEm Portugal, a combinação utilizada para fundir o ouro e os componentes de liga é diferente de todas as demais “combinações comuns” que conhecemos. Conhecido como ouro 19,2k ou, ouro 800 e até mesmo ouro Português, eles colocam em suas joias 80% de ouro puro e 20% de ligas. Comparado às joias que produzimos aqui no Brasil, é um acréscimo de 5% de ouro puro na composição do produto final.

O comércio de ouro em Portugal é regido por leis e regulamentos estabelecidos pelo governo. Possuem um Regime Político da Ourivesaria. Lá, todas as joias produzidas legalmente deverão ter um carimbo com a especificação do ouro utilizado para produção (aqui no Brasil essa é uma prática comum, mas não regida por lei).

Mas, como identificar isso em uma joia comprada em Portugal? Abaixo temos uma lista com os carimbos que você, com certeza, encontrará em sua joia. Existe uma diferença entre as joias produzidas em Lisboa e do Porto.

Ouro Português - Pedrazzini Blog
– Fonte Imagem: http://www.incm.pt

Outra diferença importante entre joias brasileiras e portuguesas é que, as portuguesas possuem um valor mais alto para compra. O motivo? Lemos ali em cima: quantidade maior de ouro combinado às ligas.

Você conhecia toda essa diferença entre ouros e localizações? Possui alguma joia comprada em Portugal? Essa semana é toda sobre curiosidades do ouro Português, fique ligado!

Se ficou com alguma dúvida pode nos chamar. Deixe um recado nos comentários!