Filigrana: arte em forma de Joia

Já que essa semana estamos falando sobre Portugal, não podemos deixar passar essa obra de arte da Ourivesaria, as Filigranas.

Fios extremamente finos junto a pequenas bolinhas de Ouro são capazes de tornarem-se uma joia completamente artesanal e rica em detalhes. Usando pinças e tesourinhas, os artesãos fazem pequenos caracóis compondo desenhos, que soldados entre si, dão forma às Filigranas.

Essa técnica é utilizada desde a Antiguidade Greco-Romana, porém é em Portugal que se enraizou. Mais precisamente no extremo norte, na cidade de Gondomar, conhecida como a Capital da filigrana portuguesa.

Antigamente eram feitas somente em Ouro, porém hoje em dia usa-se muito a Prata folheada a ouro, diminuindo cerca de 20 vezes o valor da Joia.

Uma tradição antiga que ganhou visibilidade nos dias de hoje ao ser usado por Sharon Stone. A atriz de Hollywood ganhou o famoso “Coração de Filigrana”, um coração virado para o lado esquerdo, todo com detalhes rendados por dentro. Uma homenagem ao Sagrado Coração de Jesus, influência religiosa que ganhou destaque entre outros modelos dessa arte em Ourivesaria.

Sharon Stone - Blog Pedrazzini
Sharon Stone – Sagrado Coração Filigrana

No vídeo abaixo podemos acompanhar cada passo de como é feito a Filigrana e nos apaixonar ainda mais por todo trabalho e dedicação na produção dessa joia. Digno de parabéns aos envolvidos!