Já que essa semana estamos falando sobre Portugal, não podemos deixar passar essa obra de arte da Ourivesaria, as Filigranas.
Fios extremamente finos junto a pequenas bolinhas de Ouro são capazes de tornarem-se uma joia completamente artesanal e rica em detalhes. Usando pinças e tesourinhas, os artesãos fazem pequenos caracóis compondo desenhos, que soldados entre si, dão forma às Filigranas.
Essa técnica é utilizada desde a Antiguidade Greco-Romana, porém é em Portugal que se enraizou. Mais precisamente no extremo norte, na cidade de Gondomar, conhecida como a Capital da filigrana portuguesa.
Antigamente eram feitas somente em Ouro, porém hoje em dia usa-se muito a Prata folheada a ouro, diminuindo cerca de 20 vezes o valor da Joia.
Uma tradição antiga que ganhou visibilidade nos dias de hoje ao ser usado por Sharon Stone. A atriz de Hollywood ganhou o famoso “Coração de Filigrana”, um coração virado para o lado esquerdo, todo com detalhes rendados por dentro. Uma homenagem ao Sagrado Coração de Jesus, influência religiosa que ganhou destaque entre outros modelos dessa arte em Ourivesaria.

No vídeo abaixo podemos acompanhar cada passo de como é feito a Filigrana e nos apaixonar ainda mais por todo trabalho e dedicação na produção dessa joia. Digno de parabéns aos envolvidos!