Ametista e seus significados

Gema com cores exuberantes que variam do roxo ao violeta, a Ametista, é a mais apreciada de todas as pedras do grupo quartzo. A ametista em sua melhor cor violeta é considerada o símbolo da perfeição.

downloadNas civilizações da Mesopotâmia e do Egito, era usada em joias e ornamentos entalhados e extraída principalmente da Núbia (hoje Sudão). No início da igreja cristã, um anel de ametista fazia parte do traje de gala do bispo. Mesmo hoje, lapidadores se referem ao melhor nível da ametista como “Grau de Bispo”.

Quando falamos sobre gemas preciosas, sempre existem lendas e superstições. Com a Ametista não poderia ser diferente.

Dionísio - Ametista Blog Pedrazzini
Dionísio – Deus Grego

Amethusos, palavra grega que dá origem a Ametista, significa ” não ébrio”. Os gregos acreditavam que esta gema poderia proteger contra os efeitos do álcool. Na Mitologia, a Ametista foi criada por Dionísio – o deus do vinho e da fecundidade. Ele tentou matar uma jovem chamada Ametista, mas a deusa Atena a transformou no quartzo branco. Dionísio, vertendo lágrimas de remorso, derrubou sua taça de vinho sobre o quartzo, tornando-o roxo.

Uma tradição antiga sugere que usar um anel de ametista no dedo médio da mão direita elimina a ira e o sofrimento causado por paixões não correspondidas.

Suas especificações técnicas são: – Dureza de Mohs: 7 / – Transparência: transparente / – Composição química: óxido de silício SiO2.

As jazidas (concentração natural de minério) mais importantes encontram-se no Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul e no Pará. Estas gemas são encontradas também no Uruguai e na África.

Sem dúvidas, a Ametista, é uma gema única. Sabia que a coloração dela está totalmente conectada com a Cor Pantone 2018? Temos um post explicando sobre a cor do ano – clique aqui!

Durante toda a semana traremos curiosidades e dicas de combinações de looks aplicando a Ametista.

Você tem alguma joia com Ametista? Gosta do tom da gema? Deixe nos comentários sua história! 🙂


A fontes para produzirmos esse conteúdo foram: Joalheria no Brasil – história, mercado e ofício e Gemas Coradas, Mais Varejo.