Revestimentos para edificações são como roupas para nós, eles cumprem um papel muito importante no dia a dia que muitas vezes nem nos damos conta.
Todos estamos cansados de saber que o papel principal das vestimentas é o de nos proteger contra as intempéries, como Sol, frio, chuva, ventos…. mas o que na verdade mais nos marca é o caráter estético da roupa, que acaba muitas vezes por definir quem somos, qual nossa personalidade e nosso status! Ajuda a nos sentir melhores com nós mesmo e nos enquadram num tipo, num grupo ou em um nicho social com o qual nos identificamos!
Bem, podemos dizer que com os revestimentos ocorre algo similar! A principal função dos revestimentos é proteger a nós e nossos edifícios dos elementos da natureza, neste caso o frio, o calor, da água… oferecendo superfícies firmes, seguras e duráveis e que garantam conforto, e também higiene!
Mas vamos falar a verdade? (Porque eu conto mesmo!) O que mais queremos saber quando escolhemos um revestimento é como esse material vai ficar no seu espaço, porque sim, hoje o maior trunfo dos revestimentos de todos os tipos é que eles têm um qualidade Estética fantástica!
Seja na parede ou no piso os revestimentos trazem personalidade na decoração.
A questão principal que fica é, qual material devemos comprar e pra tirar suas dúvidas, dividi o assunto em 5 principais categorias e fiz um resumo com seus subtipos, usos e características, e no post de hoje vamos falar sobre as duas primeiras categorias que são bem semelhantes, os revestimentos cerâmicos, e os revestimentos cimentícios, vamos lá?!
Cerâmicos

Nesta categoria, que é uma das mais usadas no Brasil eu incluo todos os revestimentos que são feitos à base de argila, areia e minerais, podendo ser esmaltados ou pintados posteriormente. Todos eles são impermeáveis, possuindo um aspecto frio ao toque e são ideais para climas quentes pois ajudam a resfriar o interior dos edifícios durante o verão. Fazem parte desta categoria o cerâmicos de massa vermelha, os porcelanatos e os azulejos.
Os principais tipos de revestimento cerâmico são os Porcelanatos, Azulejos e os tradicionais cerâmicos de massa vermelha!
Cimentícios

Os cimentícios são feitos à base de cimento. Ao contrário dos cerâmicos, eles são atérmicos trazendo mais conforto para o toque tanto em dias quentes quando nos frios. São muito resistentes suportando alto trafego e também são antiderrapantes podendo ser usados até em volta de piscinas. Podem ser permeáveis permitindo que a agua percole por ele e seja absorvida pela terra.
Também são muito práticos, bastando passar um pano úmido e aplicar uma cera incolor, resistindo bem às intempéries anos a fio. Os principais tipos são os Ladrilhos, os Pisos permeáveis, os impermeáveis e os tridimensionais.

Espero que tenham gostado deste resuminho, no próximo post vamos falar dos revestimentos naturais!