Revestimentos Naturais

No post anterior, estávamos conversando sobre como os revestimentos cumprem um papel importante no nosso dia a dia.  Falamos sobre a primeira categoria de revestimentos formada pelos materiais desenvolvidos pelo homem, como cimentos e cerâmicas!

Hoje como prometido vamos falar sobre o crème de la crème para embelezar nossos ambientes, os revestimentos naturais!  São materiais encontrados na natureza e que precisam de alguma atividade extrativista para serem obtidos, depois disso eles passam por processos de industrialização ou manufatura artesanal para serem moldados de maneira a utilizarmos na arquitetura!

Também são materiais usados a milhares de anos, fazem parte deste grupo as madeiras (naturais, mas vamos colocar aqui seu substituto menos nobre, os laminados também)  os mármores, granitos e pedras naturais como a portuguesa, entre uma infinidade de possibilidades!

Por serem revestimentos extraídos da natureza, eles possuem uma variação incrível de padronagens e cores. Assim, mesmo revestimentos do mesmo material serão diferentes!

Para facilitar nossa compreensão vamos contar um pouco sobre cada tipo, e como sempre trazer as maneiras mais bacanas e modernas de usar esses revestimentos!

Madeiras

O seu uso mais conhecido e antigo é na forma dos assoalhos e tacos, que por si só já são maravilhosos! Mas hoje os Revestimentos de Madeira, objeto de desejo de muitos como eu, também conquistou um território muito glamouroso que é o das paredes! Com uma infinidade de usos, sem dúvida fica muito elegante, além de garantir um conforto térmico já que são materiais de baixa condução de calor. Exigem pouca manutenção em ambientes internos e podem durar anos a fio, inclusive séculos dependendo do cuidado!

Mármores e Granitos

Embora sejam muito parecidos e possuam praticamente os mesmos usos, eles são bem diferentes. O mármore é uma rocha metamórfica originada de calcário exposto a altas temperaturas e pressão, já o granito é uma rocha ígnea, de altíssima resistência, formada por um magma (lava vulcânica) em estado de fusão a grandes profundidades, no interior da terra onde ocorre seu resfriamento e a sua solidificação.
No geral isso implica que possuem resistências à agentes químicos, temperatura e uso distintos, mas quanto á sensação térmica e beleza, não há dúvida de que são materiais incríveis!

Pedras Naturais

Essa é uma categoria que por si só ja merecia um post.  As pedras são tão variadas que é difícil até lembrar de todas as existentes ( na joalheria nem preciso dizer que sua utilidade é fundamental!) e por isso vou trazer apenas alguns exemplos pra aguçar nossos sentidos e dar asa à sua imaginação!

Espero que tenham gostado! Me siga no Facebook e Instagram pra  dicas diárias de como usar estes materiais!